EL CAMPO VENEZOLANO



"SI EL CAMPO CRECE, TODO EL PAIS CRECE, SI AL CAMPO LE VA BIEN, A TODA VENEZUELA LE VA BIEN"

10 mar 2015

Como calcular de forma simples seu custo de produção na pecuária de corte


Miguel da Rocha Cavalcanti  BeefPoint

Bom dia, tudo bem?
Na semana passada prometemos discutir aqui nesse espaço sobre como calcular de forma simples seu custo de produção na fazenda. Essa também é uma discussão que está acontecendo de forma muito mais aprofundada na comunidade exclusiva do AgroTalento.
Coloco aqui uma contribuição do Thadeu Soares:
Apesar de complexo, o fechamento do custo de produção de fazenda de pecuária de corte pode ser simplificado. Segundo o amigo Daniel Breda, com quem tive a satisfação de trabalhar, “a fórmula que todo pecuarista deve saber” é como calcular sua produção.
Desenvolvemos a simples fórmula que estou apresentando para vocês:
Produção(@) = estoque final(@) – estoque inicial(@) + vendas(@) – compras(@)
@ vendidas considera-se peso morto
@ compradas faz-se pesagem na entrada da fazenda para fechar custo de @ comprada.
Se não é feito a pesagem na vacina de maio e novembro para fechar estoque e produção nas águas e na seca podemos chegar ao estoque considerando o número de animais por categoria e o peso médio de cada categoria.
Para calcular custo da @ produzida basta dividir a despesa (sem reposição) pela quantidade de @’s produzidas encontradas com a fórmula acima.
Para calcular o custo da @ com reposição basta somar a despesa com reposição a despesa total e dividir pela quantidade total de @’s produzidas + as @’s compradas.
Temos um trabalho muito legal de benchmarking de todos clientes atendidos que será publicado no nosso fórum anual.
Aproveito para seguir nessa linha de simplificar o cálculo da produção e seu custo, gostaria de te pedir para comentar aqui as seguintes perguntas:
1- Você tem as informações no papel (por escrito) para calcular sua produção anual e custo (não se preocupe se não tiver, pois a grande maioria dos produtores não tem isso por escrito, anotado e conferido)?
2- Se você tem os custos como definidos acima, qual: a- seu custo para cria, b- para recria, e c- para engorda?
Se preferir comentar no site a pergunta 1, e me responder por email a pergunta 2, fique a disposição. Eu entendo que muita gente não vai querer abrir seu custo de produção publicamente.
E continuando nossa conversa sobre mercado do boi e uso do mercado futuro, o Rodrigo e Ricardo escreveram um artigo que explica muito bem sobre usar em períodos de alta do boi. Vale muito a pena:

Muito obrigado pela companhia. Um grande abraço, Miguel

No hay comentarios:

Publicar un comentario