EL CAMPO VENEZOLANO



"SI EL CAMPO CRECE, TODO EL PAIS CRECE, SI AL CAMPO LE VA BIEN, A TODA VENEZUELA LE VA BIEN"

20 ene 2014

Balança Comercial: Venezuela faz exportações brasileiras subirem mais de 50% em dezembro


MilkPoint - O ponto de encontro da cadeia produtiva do leite

De acordo com os dados da Balança Comercial divulgados nesta sexta-feira (10), em dezembro as importações de lácteos apresentaram alta de 13% com relação a novembro alcançando 13 mil toneladas. Já as exportações tiveram uma expressiva alta de 58,4% na comparação mensal, indo a 5,79 mil toneladas, considerando os dados em volume. 

A balança comercial de lácteos apresentou um déficit de 7,2 mil toneladas em novembro, queda de 8,2% em relação ao déficit apresentado no mês anterior. No entanto, considerando os dados em valor, o déficit foi 1,1% maior que o de novembro, devido ao aumento da importação de produtos de maior valor agregado. 

Tabela 1 - Balança Comercial de Lácteos – Dezembro de 2013

Fonte: MDIC - Elaboração: MilkPoint

Ao analisarmos o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) observa-se que foram internalizados 76,6 milhões de litros, aumento de 5,8% frente às importações de novembro. Já as exportações em equivalente-leite tiveram grande evolução, com alta de 202,8%, principalmente devido ao forte crescimento das exportações de leite em pó, que foram de 12 toneladas em novembro de 2013 para 2,4 mil toneladas em dezembro. A Venezuela foi responsável por praticamente toda esta quantidade exportada (99,7%).

Gráfico 1: Quantidade de equivalente-leite importada mensal (milhões de litros de leite)

Fonte: Milkpoint, a partir de dados do MDIC

No mês de dezembro, as importações de leite em pó tiveram aumento de 5,7% em relação a novembro. Do total de 5 mil toneladas importadas, 52,5% foram provenientes da Argentina, 42,5% do Uruguai e 5% do Chile.

O valor médio dos produtos lácteos importados foi de US$3,82/kg, 2,1% abaixo do valor apresentado em novembro.

Esta matéria é do MilkPoint, com dados do MDIC.

No hay comentarios:

Publicar un comentario